Esgotamento nervoso
por Maxway · Postado em · Atualizado em
O esgotamento nervoso a fadiga mental e física extrema causada pelo estresse emocional excessivo; neurastenia. É uma situação caracterizada pelo desequilíbrio entre o corpo e a mente, fazendo com que a pessoa sinta-se sobrecarregada, o que resulta em cansaço excessivo, dificuldade para se concentrar e alterações intestinais, sendo importante identificar os sinais de esgotamento nervoso para que seja iniciado o tratamento.
Sintomas:
- Cansaço persistente;
- Sono não reparador;
- Dificuldade de concentração;
- Falha de memória;
- Insônia ou excesso de sono;
- Perda de habilidades que antes eram naturais;
- Ansiedade;
- Suor frio;
- Irritabilidade e choro fácil;
- Desânimo e falta de prazer;
- Tristeza e angústia;
- Baixa resistência às doenças;
- Palpitações cardíacas;
- Tonturas e falta de ar;
- Problemas estomacais;
- Redução do desejo sexual
Principais causas: O principal motivo para esta condição é o excesso de trabalho do corpo. E estamos falando de fadiga física, mental, emocional ou mental. Se o corpo estiver trabalhando constantemente no regime de aumento da carga de estresse, ocorrem falhas. O mesmo pode ser dito sobre o trabalho do corpo no pico da carga emocional.
Como evitar o esgotamento nervoso: Em quaisquer dos casos que possam ocasionar uma crise nervosa, é fundamental fazer uma auto-observação constante. Da mesma forma, tentar procurar ajuda antes de chegar ao ápice do problema. Alimentação equilibrada e exercícios físicos ajudam de forma eficiente no controle emocional. A qualidade de vida e a saúde mental também passam pelos cuidados com a saúde física. Isso porque alterações hormonais, carência de minerais e vitaminas e sedentarismo alteram o funcionamento do organismo e facilitam o surgimento de doenças como ansiedade e depressão, por exemplo.
Atenção: Se os sintomas persistirem depois dos cuidados aqui indicados, consulte um médico, pois eles poderão ser sinais de outros problemas de saúde.