Dislexia em Crianças
por Maxway · Postado em · Atualizado em
A Dislexia em crianças é um transtorno de aprendizagem do tipo verbal – que envolve símbolos, gráficos e códigos de linguagem fonológica – que nasce e cresce com a criança, ou seja, que se apresenta desde tenra idade levando a problemas de aquisição de pré-requisitos para a alfabetização durante o seu desenvolvimento e que, por extensão, acarretará futuras dificuldades para o processo de aquisição da aprendizagem da leitura e da escrita, com demora na construção de frases, erros frequentes de ortografia e falta de concentração, por exemplo na confusão em pronunciar as palavras ou letras, invertendo-as ou pulando-as ao escrever, ler ou falar; por exemplo, confundem o D com o B e o Q com o P.
Tipos: A dislexia pode ser classificada de várias formas, dependendo da abordagem profissional e dos testes usados no seu diagnóstico (testes fonoaudiológicos, pedagógicos, psicológicos, neurológicos...). Geralmente o diagnóstico é feito por equipe multiprofissional.
- Dislexia disfonética: Dificuldades de percepção auditiva na análise e síntese de fonemas;
- Dislexia diseidética: dificuldade na percepção visual, na percepção gestáltica;
- Dislexia visual: deficiência na percepção visual e na coordenação visomotora;
- Dislexia auditiva: deficiência na percepção auditiva, na memória auditiva e fonética;
- Dislexia mista: que seria a combinação de mais de um tipo de dislexia.
Sintomas: A dislexia em crianças é mais frequentemente caracterizada por dificuldade na aprendizagem da decodificação das palavras. Pessoas disléxicas apresentam dificuldades na associação do som à letra (o princípio do alfabeto); também costumam trocar letras, por exemplo, b com d, ou mesmo escrevê-las na ordem inversa, por exemplo, "ovóv" para vovó
A criança dá a impressão de não querer aprender na escola, porém o que acontece é que a criança disléxica não pode manter a atenção por mais de 10 ou 15 minutos e logo começa a distrair-se, produzindo então um problema de condura.
Causas: Não são conhecidas a fundo, porém o que é certo é que a falta de maturidade cerebral da criança, acrescida à falta de alguns nutrientes como as vitaminas do complexo B, além da vitamina C, provocam esse transtorno.
Tratamento: Em princípio o tratamento para essas crianças é nutri-las corretamente e fazer um treinamento várias vezes por dia de 10 a 15 minutos, tanto para leitura como na escrita e na fala. Esses procedimentos têm a finalidade de estabelecer um comportamento correto no cérebro delas.
A intervenção na dislexia tem sido feita principalmente por meio de dois métodos de alfabetização, o multissensorial e o fônico. Enquanto o método multissensorial é mais indicado para crianças mais velhas, que já possuem histórico de fracasso escolar, o método fônico é indicado para crianças mais jovens e preferencialmente ser introduzido logo no início da alfabetização.