Ciática
por Maxway · Postado em · Atualizado em
Ciática é uma dor que começa na parte baixa das costas e corre ao longo do nervo ciático através de uma ou das duas pernas. Este nervo é o mais longo do corpo.
Sintomas: São sintomas característicos da dor ciática, que necessariamente não ocorrem ao mesmo tempo. Na verdade, os sintomas da compressão do ciático podem variar muito, estar ou não associados à dor lombar e, em geral, pioram à noite.
- Dor que irradia da coluna lombar para a parte posterior da coxa e da perna;
- Aumento da dor na perna com tosse, espirro ou estiramento da coluna;
- Diminuição da força muscular;
- Perda de sensibilidade ou diminuição dos reflexos na região afetada;
- Aumento da dor com a manobra de elevar o membro inferior esticado se o paciente estiver deitado.
Causas: São consideradas causas importantes para a compressão do nervo ciático e surgimento do processo doloroso: hérnia de disco, traumas, tumores, síndrome do músculo piriforme responsável pela rotação da coxa (espasmo muscular que comprime o nervo ciático), osteoartrite, estenose da coluna lombar (estreitamento do canal vertebral e consequente desgaste. das estruturas da coluna), deslizamento de vértebras em decorrência de fraturas por pressão (espondilolistese), ruptura ou desvio dos discos que se encontram entre as vértebras lombares 3, 4, 5 e sacra - cóccix no final da coluna.
Tratamento: A maioria dos casos se resolve no período de 4 a 6 semanas, mas você pode ter de esperar até 90 dias para recuperar-se completamente. Por isso, o indicado é seguir as orientações médicas, ter paciência, e colaborar com o tratamento. A depender da gravidade do seu caso, o médico tem as Algumas estratégias à disposição:
- Orientações posturais (como levantar-se, sentar-se, melhor posição para dormir);
- Medicamentos (analgésicos e anti-inflamatórios);
- Reabilitação física (fisioterapia, RPG, entre outras práticas físicas para fortalecer e alongar os músculos da região, evitando a compressão das raízes nervosas);
- Infiltrações (injeção de corticoide no local, que tem alta eficácia contra a dor);
- Cirurgia (a única indicação absoluta é a presença de déficit neurológico progressivo)